Skip to content

Richard Trevithick e o primeiro veículo a vapor

A primeira carruagem a vapor que percorreu as estradas inglesas foi desenhada por Richard Trevithick em 1800. Apesar das advertências de James Watt, que vaticinava a explosão da caldeira, o motor trabalhava a uma pressão de vapor de 60 libras por polegada quadrada. Watt, que discordava da utilização de motores de alta pressão – os seus raramente ultrapassavam as 7 libras –, afirmava que Trevithick merecia ser enforcado por ter introduzido semelhante mecanismo.

O veículo andou pela primeira vez na noite de Natal de 1801, e três dias depois Trevithick convidou alguns amigos para uma volta. O passeio terminou abruptamente quando a carruagem foi abaixo, tendo-se os viajantes dirigido à estalagem mais próxima, onde se reconfortaram com cerveja quente temperada com canela e açúcar, uma bebida comum na região. Mas o fogo da caldeira não cessava de arder e, quando o grupo regressou, a carruagem era um destroço fumegante.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Smilies normais como :-) e ;-) são convertidos em imagens.
Asteriscos à volta duma palavra (*palavra*) marcam-na como negrito, sublinhados são feitos com _palavra_.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options