Skip to content

Peixes-limpadores: fígaro dos oceanos

Os peixes-limpadores ou barbeiros agrupam-se para prestarem serviços a outros, estabelecendo a sua base numa abertura na rocha, perto de uma anémona-do-mar ou de uma esponja de cor brilhante, em frente da qual formam fila. Cardumes de peixes de maiores dimensões esperam a sua vez para serem limpos e recompensam os limpadores com alimento. Estes peixes devoram fragmentos de pele morta, parasitas, bactérias e fungos.

Os peixes que utilizam os serviços dos limpadores cooperam com estes, erguendo uma das coberturas das guelras para lhes permitirem a entrada e abrindo a outra para os deixarem sair, uma vez o trabalho executado. Mesmo os tubarões e outras espécies mortíferas deixam estes peixes penetrar nas suas bocas sem os atacar.

Peixes que vivem muito afastados no mar, tais como o peixe-lua, percorrem longas distâncias para terra a fim de recorrerem aos serviços dos limpadores.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Smilies normais como :-) e ;-) são convertidos em imagens.
Asteriscos à volta duma palavra (*palavra*) marcam-na como negrito, sublinhados são feitos com _palavra_.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options