Skip to content

Portugal nasceu em 1139 ou 1143?

Portugal é frequentemente considerado como tendo nascido como uma entidade política independente em 1139, com a Batalha de Ourique. Nessa batalha, D. Afonso Henriques, que mais tarde se tornaria o primeiro rei de Portugal, obteve uma vitória significativa sobre as forças mourosas, consolidando assim sua autoridade na região.

No entanto, a independência de Portugal foi oficialmente reconhecida pela primeira vez em 1143, pelo Tratado de Zamora, que foi um acordo entre D. Afonso Henriques e o Reino de Leão. Este tratado reconheceu Portugal como um reino independente sob a soberania de D. Afonso Henriques e estabeleceu as fronteiras do novo país.

Portanto, embora a data da independência seja frequentemente associada a 1139 devido à Batalha de Ourique, a data oficialmente reconhecida é 1143, devido ao Tratado de Zamora. Ambas as datas desempenharam um papel importante na formação do Estado português.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Smilies normais como :-) e ;-) são convertidos em imagens.
Asteriscos à volta duma palavra (*palavra*) marcam-na como negrito, sublinhados são feitos com _palavra_.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options