Skip to content

História de Ribeira de Pena

Ribeira de Pena é uma vila do distrito e diocese de Vila Real, sede de concelho; dista 49 km da sede do distrito. Recebeu foral em 1331.

O casario dispersa-se por um recanto da serra do Alvão, a 475 m de altitude, dominado pelas torres da igreja paroquial barroca, construída em meados do século XVIII.

Do mesmo século é a Capela de Nossa Senhora da Guia, donde se observa um belo panorama. Excelente miradouro é também a portela de Santa Eulália, que domina o vale do Tâmega.

Dignos de nota o Solar de Santa Marinha com capela (século XVIII), a Casa da Temporã e a Capela de São Pedro (gótica).

Nos cabeços e planaltos vizinhos encontram-se construções castrejas e dolménicas, nomeadamente em Vilarinho e Santa Marinha, onde além do santuário rupestre de Lamelas merecem atenção a igreja paroquial e o Solar de Santa Marinha.

A 15 km a NE, a freguesia de Pensalvos guarda três monumentos: a igreja vetusta com torre sineira separada, um solar setecentista de boa aparência e um minúsculo museu de coches (particular).

A 16 km, em Cerva, são dignos de visita a igreja paroquial e o pelourinho.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Smilies normais como :-) e ;-) são convertidos em imagens.
Asteriscos à volta duma palavra (*palavra*) marcam-na como negrito, sublinhados são feitos com _palavra_.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options